Novedades > Iom Mitzvá en Porto Alegre


Por Masorti AmLat

Moré Ilton Gitz, educação coordenador Centro Israelita Porto alegrense.

Uma lição que aprendi com meus pais é a obrigação de cuidar de meus semelhantes. Eles não me contaram na época que isso fazia parte de minha educação como judeu, mas quando comecei a estudar judaísmo percebi que uma das bases de nossa cultura é a prática da solidariedade.

Nossos sábios e profetas repetiram várias vezes a importância de ajudar Nosso Criador na construção de um mundo melhor. Como educador vejo a importância de não somente falarmos em judaísmo, mas também praticá-lo.

No último domingo, nossa comunidade deu um exemplo de como devemos praticar esse judaísmo.

Arregaçamos as mangas e trabalhamos duramente para arrecadar 30.000 peças de roupas que foram doadas à Prefeitura de Porto Alegre. Foi um trabalho conjunto de várias entidades judaicas. Com orgulho podemos dizer que nossa sinagoga participou tanto no planejamento como no dia do Iom Mitzvá.

Neste dia da campanha transformamos o salão da Hebraica em uma imensa sinagoga. Ao carregarmos os agasalhos praticamos uma linda Amidá. Os nossos sábios e profetas se nos vissem estariam orgulhosos de seus descendentes de Porto Alegre.